Parque Natural Sintra-Cascais tem novos habitantes

No passado dia 25 de Julho de 2024, a convite do Presidente da Câmara Municipal de Cascais Carlos Carreiras, o CPM (representado pelos seus Presidente e Vice-Presidente Artur Torres Pereira e Nelson Neves) teve a honra e o privilégio de desfrutar de um momento histórico na Quinta do Pisão, parte integrante do Parque Natural Sintra-Cascais. 

 O Parque, com uma área de cerca de 14.450 hectares, já tinha procedido no ano passado à reintrodução do Corço na Quinta do Pisão (parque de natureza propriedade da Câmara Municipal de Cascais com cerca de 380 hectares), onde se faz uma gestão de paisagem focada na obtenção de um mosaico lógico de parcelas agroflorestais descontínuas com o objectivo de reduzir drasticamente o risco de incêndios.. Naquele dia foi a vez da reintrodução do Veado vermelho ibérico puro, tendo um grupo de dez fêmeas e um macho sido libertado num cercado com cerca de 240 hectares na Quinta do Pisão onde se encontram os corços e, em regime de pastoreio livre, burros mirandeses e cavalos da raça "Sorraia".

Após décadas de decisões erradas e mal estruturadas, em que proteger os espaços verdes, a natureza e a biodiversidade se fazia através da colocação de placas anunciando uma reserva natural e deixando a Natureza entregue a si mesma, o paradigma mudou. O caminho actualmente seguido é o correcto, o de uma Reserva natural cuidada activamente para se obter o desejado equilíbrio entre as presenças das espécies vegetais e animais, e do ser humano. Este tem que intervir na vegetação e na floresta quando ocorrem espécies invasoras, e repor na natureza as espécies animais selvagens que um dia infelizmente desapareceram por ocupação ou destruição dos seus habitats naturais.

A introdução dos animais foi um sucesso. Para a história, fica este magnifico exemplo da estratégia politica da Câmara Municipal de Cascais em matéria de Conservação, que através da sua empresa municipal Cascais Ambiente, presidida pelo eng. Luís Capão, previne racionalmente os incêndios e protege a floresta ao mesmo tempo que recupera algumas espécies selvagens autóctones devolvendo-as ao seu habitat natural, forma inteligente de defender a biodiversidade e preservar os ecossistemas.

Muito relevante foi também a presença nesta cerimónia do Secretário de Estado da Agricultura João Moura, que através da sua presença activa deu um sinal político sem antecedentes nos últimos anos.

Está de parabéns a Câmara Municipal de Cascais e a fantástica equipa da Cascais Ambiente - neste dia em particular, aquela em concreto responsável pela Quinta do Pisão, liderada pelo arq. João Melo -, profissionais competentes que têm a fascinante responsabilidade de levar a cabo no município de Cascais, distrito de Lisboa, a reflorestação e a reconversão paisagística do Parque Natural Sintra-Cascais (PNSC).

Traz-nos a todos muita esperança…

Deixe o seu comentário

Comentários

  • Sem comentários ativos!