Fundação do CPM

O Clube Português de Monteiros foi fundado em 26 Janeiro de 1982, tendo com objectivos fundamentais a promoção da prática da caça maior nas suas diversas modalidades, o estudo dos problemas relativos à caça maior em Portugal, a promoção e a divulgação de acções de fomento, conservação e ordenamento das espécies de caça maior que habitam ou venham a habitar o território nacional, o fomento das raças de cães tradicionalmente utilizadas na caça maior, e a gestão de zonas do território nacional afectas à prática da Caça Maior.

Foram seus Sócios Fundadores Jorge Roque de Pinho, José Luís Roque de Pinho, João Filipe Flores Bugalho, João Carlos Ferreira Lima, Manuel Lopo de Carvalho, Manuel Ferreira Lima, Francisco P. F. Moniz Borba, Álvaro da Purificação Barreira, Fernando Cortez Pinto Seixas, Manuel Alfacinha, Carlos Macedo, João Onofre da Costa, Jerónimo Carneiro, José Palhavã, José Formosinho Sanches, Fernando Moura Fernandes e António Robles Ramalho.

O Clube Português de Monteiros tem contribuido activamente desde a sua fundação para a existência de um sistema ordenado e integrado de Caça em Portugal e pugnado pela adopção de um comportamento ético adequado por parte dos caçadores de caça maior.

O CPM é desde 1982 "parceiro" social do Governo ( quer do, à data, Ministério da Agricultura Desenvolvimento Rural e Pescas, no âmbito do então existente Conselho Nacional de Caça e da Conservação da Fauna, quer das então designadas Direcção Geral das Florestas e Direcções Regionais de Agricultura).