O COVID-19, a Ciência espanhola e o CPM

Foi recentemente divulgado um manifesto, subscrito por dezassete prestigiados cientistas e investigadores espanhóis relacionados com a Caça e a Conservação da Natureza a propósito do controle de densidades populacionais de animais selvagens, inclusivamente durante o “estado de alarma” (o equivalente em Espanha ao nosso “estado de emergência”), manifesto que, pela sua importância, divulgamos aqui e comentamos com a devida vénia.

O COVID-19 e o Edital nº. 1/2020

Estimado associado

Antes do mais, o que é verdadeiramente importante - esperamos que se encontre de boa saúde, bem como todos os membros da sua família.

No início de Março tivemos conhecimento através das redes sociais do conteúdo do Edital do ICNF nº 1/2020, para "correcção extraordinária da densidade de javalis". Tratando-se de um assunto directamente relacionado com a Caça Maior, esperávamos ter sido previamente ouvidos sobre ele para emitir a nossa opinião. Isso não aconteceu.

Montaria CPM Na Herdade Da Defesa – (Outro) Grande Dia De Caça!

Quando ao montear uma mancha conseguimos associar o cumprimento escrupuloso dos princípios venatórios que defendemos ao prazer de o fazer - antes, durante e depois - com conhecidos e amigos que deles partilham, a Caça – para lá da actividade apaixonante que de per si já o é – gera em nós uma sensação única de bem-estar que só não diremos indescritível porque na verdade ela é perceptível, embora apenas por aqueles que verdadeiramente a requerem e dela não abdicam.

"António Rodrigues" (Mancha): Tudo à sua altura!

Se na passada sexta-feira 24 de Janeiro teve lugar mais uma das (boas) montarias do calendário do CPM da presente época, a verdade é que por razões especiais esta esteve muito longe de ser apenas mais uma – é que ela era realizada em evocação (doravante anual) da saudosa memória do nosso querido António Rodrigues, homem afável e bem-disposto, caçador e Monteiro de toda a vida, sócio do CPM nº 118 e Monteiro do ano 2019, bom amigo e companheiro de todos os verdadeiros amantes da Caça maior, Pai do nosso Director Pedro Rodrigues.