#Parabéns ao CPM!

Parabéns, CPM! Muitos anos de Vida!

 

Celebra-se hoje o 37º aniversário da constituição do Clube Português de Monteiros (CPM), a mais antiga Organização do sector da Caça em Portugal.

Em 1982, as pessoas eram outras, o entendimento e a prática da Caça eram perigosas para a própria Caça, Portugal e o mundo eram diferentes.

Entretanto, o tempo passou, o país evoluiu, a cultura da Caça alterou-se, as pessoas mudaram. O mundo, esse, está mais perigoso, porque uma agenda ideológica radical e fracturante à escala global ameaça a paz e a estabilidade das sociedades e dos povos de cultura democrática e liberal, tentando romper as respectivas raízes culturais e os respectivos laços sociais.

Ao longo destes anos - a exemplo das pessoas, das instituições e dos países - tivemos momentos altos e baixos, períodos de maior e menor fragilidade, ocasiões de maior e menor dinamismo.

Contudo, é com alegria que verificamos que desde o primeiro dia até hoje nunca no CPM mudou o que era precisamente mais importante que não se alterasse.

Em primeiro lugar, a fidelidade aos princípios e aos valores fundacionais inscritos na sua matriz “ideológica”, consubstanciados na célebre expressão de Ortega y Gasset que define a verdadeira essência da Caça – “um Homem livre em confronto com um animal livre, num território livre”.

Em segundo lugar, a exigência do respeito pelo princípio da sustentabilidade das espécies e do equilíbrio dos ecossistemas em que se integram, de que os caçadores devem ser os primeiros responsáveis, e os seus principais garantes.

Finalmente, a certeza de que a Caça é uma actividade autorregulável baseado num recurso natural renovável cuja importância económica é imprescindível para a sobrevivência do Mundo Rural e para a fixação das pessoas num Interior em desertificação, para o robustecimento das bases económicas local, regional e nacional, e para a melhor preservação da Natureza e do Meio Ambiente.

Ao longo destes 37 anos, vimos muitos com responsabilidades trocarem princípios por conveniências, e convicções por interesses. Pela nossa parte, nunca cedemos nos nossos princípios e nas nossas convicções, apesar dos “amargos de boca” que periodicamente isso nos acarreta.

Estamos felizes por isso, e não mudaremos porque estamos convictos que este é o caminho certo. Há mais marés que marinheiros.

Parabéns, CPM! Hoje é dia de Festa, muitos anos de Vida!

Deixe o seu comentário

Comentários

  • Sem comentários ativos!