Montaria do Machuquinho - Dia de caça sofrido!

Data: 12 de Dezembro de 2019

Depois da agradabilíssima experiência vivida no Alto Minho em 9 e 10 de Novembro, em Castro Laboreiro e na Branda da Aveleira (obrigado por todas as tuas atenções, Hélder Pereira!), foi a vez do Alto Alentejo, mais precisamente o Concelho de Portalegre, receber os sócios do CPM que participaram na Montaria do Machuquinho em 18 de Dezembro último, organizada pelo calmo, simpático e eficiente Luís Miguel Tavares.

O dia amanheceu a ameaçar o que viria a ocorrer – um misto inv(f)ernal de vento forte, frio intenso, chuva e nevoeiro que impediram o que poderia ter sido uma excelente montaria; mas… vamos por partes.

Pequeno-almoço no “Martinho” em Monte Paleiros, óptimo como habitualmente, sobretudo as migas de pão com entrecosto, de comer e chorar por mais…. Sorteio dos 40 postos e saída rápida para a mancha, colocação muito eficiente.

A mancha tinha muitos javalis mas, como sempre sucede nestes dias de vento forte, eles “enrolavam” no mato e “recusavam-se” a sair, preferindo até alguns deixar-se agarrar pelos cães do que sair a uma “limpa”…Resultado: ladras e mais ladras na mancha, cães trabalhando que dava gosto vê-los, tensão permanente nos postos, mas…caçou-se muito mais com o ouvido que com as armas – isto quando a chuva e o vento deixaram…Ainda assim deram-se 82 tiros e mataram-se 15 javalis, um dos quais um projecto de navalheiro, nada mau para o dia que foi.

O almoço foi a redenção, uma sopa de tomate gloriosa e uma vitela tenríssima que fizeram esquecer a inclemência do tempo e amenizaram um convívio sempre prazenteiro. Havemos de voltar, Luis!

Deixe o seu comentário

Comentários

  • Sem comentários ativos!