CPM - Parabéns Pelo Aniversário!

Caros associados,

Faz hoje 39 anos que foi fundado o Clube Português de Monteiros, Associação Nacional de Caça Maior, a mais antiga instituição do sector da Caça em Portugal.

Durante todos estes anos o Clube e os seus dirigentes mantiveram-se fiéis a um conceito eticamente conservador de Caça maior, honrando a coerência dos seus princípios e a persistência dos seus valores.

Mas - embora sem cedências quanto ao essencial do seu ADN conceptual - também se foram adaptando à evolução dos tempos. Embora a Caça continue a ser uma actividade lúdica apaixonante e um factor económico essencial para a economia e para a coesão social do Mundo rural, ela tende a ser cada vez mais encarada como instrumento de valorização dos Territórios, ferramenta para a Conservação da natureza e do meio ambiente, e actividade de Ecossistema imprescindível na preservação da Biodiversidade.

O Clube actualizou-se e modernizou-se. Reforçou a sua base popular e associativa. Tem hoje uma sede nacional autónoma e digna. Conta com três Delegações Regionais funcionando em pleno no Norte, no Centro e no Sul do País (com sedes, respectivamente, no Porto, em Castelo Branco e em Beja). Mantem a responsabilidade pelo funcionamento da Comissão Nacional de Homologação de Troféus. Continua a integrar a Direcção da Tapada Nacional de Mafra. Prossegue a sua actividade formativa a nível nacional, relacionada com os cães de caça maior e com o exame prévio das espécies de caça maior abatidas em acto de caça. Continua a sua actividade em projectos investigação aplicada, corporizada até ao final de 2022 no ambicioso e complexo projecto C3C (Caça – Capacitação, Competitividade e Comunicação) em parceria com a UTAD, a Universidade de Aveiro e a Universidade de Lisboa.

Infelizmente, a Pandemia de Covid-19 obrigou-nos a desacelerar e a reprogramar algumas das nossas actividades em curso, e a aguardar algum tempo mais pelo lançamento de alguns novos e entusiasmantes projectos.

Mas iremos mais cedo ou mais tarde retomar o nosso trabalho em pleno, com o entusiasmo próprio da certeza das nossas convicções e a garantia do envolvimento de um número cada vez maior de associados. Juntos seremos cada vez mais fortes em defesa da Caça sustentável que defendemos.

Mais um ano na defesa equilibrada e com princípios da Caça maior! Parabéns, CPM!

Deixe o seu comentário

Comentários

  • Sem comentários ativos!