A pandemia não nos deixa caçar, o Governo pede-nos para colaborar

Caro associado,

1 - Os caçadores sentiram intensamente as consequências da pandemia de Covid-19 nestes malfadados anos de 2020 e 2021. Sobretudo nos momentos de emergência nacional como o actual em que, não estando teoricamente em causa o exercício da Caça em si mesmo (nalguns casos individual e sem riscos de maior, como o da caça aos tordos), se lhe sobrepõe sem hesitações a responsabilidade social de evitarmos deslocações pelo país que não sejam verdadeiramente essenciais (dentro ou fora dos nossos Concelhos de residência) para invertermos a curva das infecções, aliviarmos a catastrófica pressão sobre hospitais e profissionais de saúde, e pormos rapidamente fim ao pesadelo da morte de tantos portugueses.

Desde o final do Outono que no CPM intuímos a gravidade galopante da pandemia, então infelizmente incompreendida por muitos. Com o apoio da esmagadora maioria dos nossos associados, cedo adoptámos em relação às nossas montarias uma atitude defensiva que se veio a revelar a mais acertada para garantir o nosso objectivo de risco zero na salvaguarda da respectiva saúde. Era o mais importante.

Tentámos levar tão longe quanto possível a esperança de ainda podermos montear juntos na presente temporada, que mais não fosse no seu final. Em vão. A gravidade crescente da pandemia acabou com as nossas ilusões. Face à realidade, decidimos dar por finda a actual temporada monteira, anulando todas as montarias previstas até ao final de Fevereiro.

Havemos de nos reencontrar caçando, mais tarde ou mais cedo. Mais cedo se formos cívica e solidariamente responsáveis, mais tarde se o não formos. A opção também é nossa.

2 – No final da recente reunião do Conselho Nacional da Caça, em boa hora reactivado pelo actual Governo, o Ministro do Ambiente lançou o desafio às entidades presentes para lhe remeterem nas próximas 3 semanas propostas de alteração à actual legislação sobre a Caça, com o objectivo de permitir a discussão de uma proposta legislativa do Governo (a aprovar até ao Verão) em próxima reunião do Conselho em Março.

O CPM cumprirá a sua parte. Já recentemente solicitámos aos nossos sócios a sua colaboração neste sentido, pedido que que agora renovamos. Alguns já o fizeram, e muito lhes agradecemos, mas precisamos da participação de muitos mais.

Para vos facilitar a tarefa, instalámos no nosso Site uma pequena biblioteca de legislação sobre a Caça com os principais diplomas aplicáveis (ver CPM, e depois “Biblioteca legislativa”), organizados cronologicamente. Enviem-nos por favor as vossas sugestões e propostas para eventos@clubemonteiros.com  Agora é o momento para tentarmos concretizar o que tantas vezes discutimos em animadas tertúlias.

Muito obrigado!

Deixe o seu comentário

Comentários

  • Sem comentários ativos!