CPM - Notícias e Novidades do CPM - Agosto 2021

Caro associado, esperamos que esteja bem. Trazemos-lhe notícias e novidades, felizmente há muito mais das boas…

1 - Assembleia Geral 2021

Tínhamos previsto realizar a nossa Assembleia Geral anual no passado dia 8 de Julho. Infelizmente, as restrições parciais então impostas às deslocações em consequência da pandemia de Covid-19 impuseram novamente o seu adiamento.

Tendo esta situação sido ultrapassada, a Assembleia foi agora reagendada para o próximo dia 6 de Setembro, quinta-feira, nas instalações do Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, no Parque Adão Barata, em Loures, a partir das 20 horas.

Atendendo às circunstâncias sanitárias que ainda vivemos, serão tomadas todas as precauções indispensáveis. Contamos com a vossa presença.
 
2 - O Jantar anual 2021 e o nosso 40º aniversário em 2022

O nosso Jantar anual estava previsto para o próximo dia 18 de Setembro, na Tapada Nacional de Mafra. As saudades já são muitas, e o entusiasmo pelo nosso reencontro era grande. Infelizmente, os problemas de saúde de alguns geram em muitos de nós um estado de espirito pouco consentâneo com o ambiente de festa que sempre existe nos nossos Jantares.

Acresce que vamos evocar os nossos 40 anos de existência no próximo ano. No dia do aniversário, quarta-feira 26 de Janeiro, fá-lo-emos no campo, monteando na Companhia das Lezírias que tantas alegrias nos dá todos os anos. Mas também iremos no sábado seguinte, dia 29 de Janeiro, festejá-lo com um Jantar de Gala, em local e em condições compatíveis com a solenidade do acontecimento. Não se celebram 40 anos todos os anos…

A conjugação destas duas circunstâncias levam-nos, pois, a anunciar-vos a anulação do Jantar previsto para 18 de Setembro próximo, concentrando-nos no de 29 de Janeiro. Agradecemos a vossa compreensão, e esperamos que nos acompanhem.
 
3 - Programa de aproximações CPM

Muita animação! Os sorteios relativos às nossas aproximações - que permitem o acesso a acções de caça a preços muitíssimo acessíveis - têm sido muito procurados pelos associados. No corrente ano tiveram três origens diferentes. Por um lado, as habitualmente organizadas pelo Clube a nível nacional (muflão, veado e corço). Por outro lado, as integradas na campanha de solidariedade de 2020 para com as nossas matilhas associadas, em consequência da pandemia de Covid-19 (corço, veado e 2 gamos). Por último, as que foram organizadas no corrente ano pela primeira vez pelas Delegações Regionais do CPM do Norte (corço, veado e gamo). Parabéns aos contemplados!
 
4 - Projecto C3C (Caça - Capacitação, Competitividade e Comunicação)

Prossegue o Projecto C3C (Caça-Capacitação, Competitividade e Comunicação), uma parceria do CPM com as Universidades de Aveiro (UA), Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), e Lisboa (Faculdade de Medicina Veterinária, FMV-UL), do qual destacamos as seguintes iniciativas:

a - Cursos de Exame Inicial de peças de caça maior abatidas - com intervenção da UTAD, do CPM e da DGAV. Depois de S. João da Pesqueira (8 e 9 de Maio) e da Tapada Nacional de Mafra (29 e 30 de Maio), realizaram-se com igual sucesso duas novas edições, em Mértola (26 e 27 de Junho) e na Lousã (17 e 18 de Julho).

b - Dinamização de indústrias de carne de caça maior - Prosseguem os contactos entre o Matadouro da PEC-Nordeste em Penafiel, o C3C e a DGAV para concretização de um projecto-piloto de sucesso empresarial de comercialização de carne de caça maior recolhida e transformada em Portugal (replicável no futuro), com a participação de entidade responsável pela respectiva recolha e a intervenção de uma unidade industrial que a desmanche, transforme, embale e distribua em todo o país.

c - Riscos de contactos entre animais selvagens e domésticos em zonas de caça - Com intervenção da UTAD, do CPM e da FMV-UL. Já foram concretizadas 80% das visitas de diagnóstico às cerca de 60 zonas de caça do Norte, Centro e Sul do país integradas em propriedades que detêm em simultâneo explorações de gado vacum, ovino ou caprino. O objectivo desta iniciativa é o de proceder à avaliação dos riscos de transmissibilidade de doenças entre gado doméstico e animais selvagens nos locais em que exista interacção entre eles nessas propriedades, e a elaboração de propostas concretas para futura gestão desses riscos visando a sua diminuição/eliminação.

d - Recolha, tratamento e eliminação de subprodutos de caça maior abatida

Este é um estudo-piloto que se irá realizado entre Outubro de 2021 e Fevereiro 2022, com vista ao cálculo e mapeamento de custos de recolha, encaminhamento e tratamento adequado de subprodutos de caça maior provenientes de trinta actos de caça (montarias) realizados em todo o país. Este estudo permitirá calcular os custos de recolha, transporte e incineração dos subprodutos resultantes, por forma a identificar escalas apropriadas e, desejavelmente, a permitir no futuro utilizar este procedimento seguro na generalidade das montarias. 
 
5 – Cursos de pisteio de reses feridas recorrendo a cães de rasto   

No dia 24 de Julho, a Delegação Centro do CPM e a Delegação portuguesa da AEPES (Associación Española del Perro de Sangre) levaram a efeito no auditório da Junta de Freguesia de Trancoso/Souto Maior a primeira de três Jornadas de formação técnico-prática a nível nacional sobre o pisteio de reses feridas recorrendo a cães de rasto.

A segunda, organizada pela Delegação Sul, realizar-se-á em 28 de Agosto no Clube de Tiro de Pêra em Silves, no Algarve; a terceira, da responsabilidade da Delegação Norte, terá lugar em 4 de Setembro nas instalações do Instituto Politécnico de Bragança. Estas Jornadas, que contam com a presença de monitores/formadores/condutores AEPES, visam esclarecer e debater uma componente ética indissociável da Caça Maior, relativamente pouco divulgada entre nós, o pisteio e o cobro de peças feridas por parte de cães especializados. As Jornadas de formação prática - a 2ª parte desta Formação – terão lugar em Março do próximo ano em data a fixar oportunamente.
 
6 - Montarias CPM 21-22

Já foi divulgado o nosso Programa de montarias para 2021-2022. Combinando uma excelente relação qualidade-preço, proporcionará aos associados e convidados uma temporada inesquecível. Inscreva-se quanto antes!
 
7 - Vultos da Montaria - Homenagem à Matilha dos Penedos de Alqueva, a António Jacinto Rosa e a Francisco A. Rosa

Prestes a celebrar o seu 40º aniversário, o CPM vai prestar uma merecida homenagem à mais antiga matilha portuguesa em actividade, que festeja igualmente os seus 40 anos de existência, a Matilha dos Penedos de Alqueva (cinco vezes Matilha do Ano do CPM em 1996, 1999, 2000, 2004 e 2007).

Essa homenagem ocorrerá aquando da primeira montaria da temporada, em 5 de Outubro próximo, e será dirigida aos seus dois fundadores, António Jacinto Rosa (Monteiro do Ano em 2005) e seu irmão Francisco Rosa, este uma não menos reconhecida e prestigiada figura da Montaria em Portugal.

Junte-se a nós nessa homenagem!
 
Clube Português de Monteiros, 39 anos na defesa equilibrada e com princípios da Caça Maior!

Deixe o seu comentário

Comentários

  • Sem comentários ativos!